Por que o Peso (moeda) tem esse nome?

O Peso (símbolo $) é o nome da moeda oficial de oito países das Américas e nas Filipinas, mas possuem valor diferente.

Sua origem foi a reforma monetária espanhola feita em 1497, que criou várias moedas novas, entre elas a “pieza de ocho” (conhecida como real de a 8 ou duro).

Na América espanhola, em 1535, foram cunhadas na Cidade do México pela primeira vez uma moeda de prata equivalente: que chamou-se de “Peso fuerte”, ou seja, o real.

O peso dessa moeda era de 27 gramas e a lei ordenava que contivesse 92% de prata pura. Esse Peso circulou amplamente desde o século XVIII, não apenas na América espanhola mas também nas outras colônias europeias do continente.

Durante o período da conquista espanhola havia muito pouca ou nenhuma moeda cunhada nas chamadas “Índias espanholas”. No Peru só haviam os discos toscamente forjados pelos conquistadores, até foi fundada em Lima uma Casa da Moneda, em 1565.

A moeda era escassa na região, e os pagamentos eram feitos por se cortar os elos de uma corrente de ouro. Como a Espanha não enviava mais prata nem ouro, os pagamentos eram feitos pelo peso, e era preciso levar uma balança a todos os lugares.

Daí chamar a moeda local de “Peso de oro” ou somente “Peso”. O posterior “Peso de a ocho” era feito de prata, portanto valia a metade do Peso de Oro.

O peso de oro “castellano” pesava a centésima parte de uma libra de ouro fino. Quando o “castellano” deixou de ser cunhado em 1497, ficou como unidade de peso nos pagamentos.

O Peso nos Estados Unidos

O peso espanhol foi a moeda oficial nos Estados Unidos desde 1785 e, junto com o dólar estadunidense, de 1792 a 1857. Era equivalente a 1 peso espanhol. É do peso espanhol que vem o símbolo do dólar: $.

O cifrão ($) simbolizava as colunas de Hércules com a inscrição “Plus Ultra”, que figurava nessa moeda (e continuou figurando nas moedas de 100 pesetas, formando parte do escudo real espanhol, até desaparecer com a entrada do Euro).

Depois da independência da América espanhola, o Peso foi mantido como moeda básica. Com a adoção do sistema decimal (1 peso dividido em cem centavos), alguns países americanos mudaram seu nome:

Bolívar na Venezuela
Boliviano na Bolívia
Colón na Costa Rica
Colón em El Salvador
Córdoba na Nicarágua
Guarani no Paraguai
Lempira em Honduras
Quetzal na Guatemala
Sucre no Equador
Sol no Peru

Agora veja os países que usam o Peso atualmente:

Argentina: Peso (ARS).
Chile: Peso (CLP).
Colômbia: Peso (COP).
Cuba: Peso (CUP) e Peso convertible (CUC).
Filipinas: Peso (PHP).
México: Peso (MXN, anteriormente MXP).
República Dominicana: Peso (DOP).
Uruguai: Peso (UYU).

Entendeu?

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Por que o Dólar tem esse nome? – Speak 4 de julho de 2016

Deixe seu Comentário