Por que o Dólar tem esse nome?

O nome dollar tem origem no termo thaler, que é uma abreviação de Joachimsthaler, uma moeda de prata cunhada pela primeira vez em 1518.

A prata utilizada para cunhar essa moeda era extraída de minas localizadas ao redor da cidade de Joachimsthal (Vale de São Joaquim), atual Jáchymov na região da Boêmia, República Checa.

O nome da moeda, Joachimstaler, foi posteriormente reduzido para o termo alemão “Taler”, já que a Alemanha dominava a região.

A palavra “Taler” acabou dando origem aos nomes em Dinamarquês e Sueco “Daler”, em Norueguês “Dalar” e “Daler”, em Holandês “Daler” ou “Daalder”, em Etíope “Talari”, em Húngaro “Tallér”, em Italiano “Tallero”, e finalmente em Inglês como “Dollar”.

Outras moedas surgem

As moedas cunhadas em Joachimsthal rapidamente emprestaram seu nome a outros dinheiros de tamanho e peso similar. Um exemplo foi uma moeda holandesa que trazia a forma de um leão, assim seu nome holandês era “leeuwendaler” (em inglês: “lion daler”, ou Daler do leão).

O leeuwendaler continha 427.16 gramas de prata fina (pureza de 75%) e equivalia de 36 a 42 stuivers (a antiga moeda holandesa. Ele era mais leve que a maioria das moedas em circulação, então era mais vantagem para um mercador holandês pagar a um forasteiro com o “Daler do leão”, e assim o leeuwendaler se tornou a moeda oficial do comércio exterior, já que era mais leve para se levar nas viagens. Prático, né?

O Daler do leão corre o mundo

O leeuwendaler se tornou popular nas Índias Orientais Holandesas (atual Indonésia) e também no território dos Novos Países Baixos (ou Nova Holanda, atual Nova York), e circulou pelas Treze Colônias durante os séculos 17 e 18.

Interessante que o “Daler do Leão” também se tornou bastante utilizado na Europa Oriental, e evoluiu até a moeda da Romênia e da Moldávia, atualmente chamada “leu” (literalmente “lion”).

Entre os países que falam Inglês, a moeda passou a se chamar “lion dollar” – e esta é a origem do nome Dollar.

A pronúncia do termo Dollar, no inglês falado na América, é até hoje bem próxima da forma holandesa falada no século 17 (com o som do O semelhante a som de A).

Curiosidade: O “Dólar espanhol”

Por analogia com esse “lion dollar”, o Peso espanhol – que tinha o mesmo formato e pesava igual – se tornou conhecido como “Dólar espanhol”. Em meados do século 18, o lion dollar tinha sido substituído pelo tal Spanish dollar, uma moeda famosa conhecida como “peça de oito”, da qual já falei num texto do site Habla.

Nenhuma Resposta

Deixe seu Comentário