Em alguns países hispanófonos (que utilizam a língua espanhola) este dia se chama Día de las bromas de abril ou Día de los Inocentes, e é celebrado de forma bem semelhante: fazendo-se piadas, pegadinhas, e outros tipos de travessuras com os amigos.
Alguns jornais, websites e revistas publicam notícias falsas, que geralmente são explicadas no dia seguinte.
História
Em meados do século XVI, as celebrações de Ano Novo começavam em 25 de março e terminavam uma semana depois, em 1º de abril. Em 1565, através de um decreto de Roussillon, o rei decretou que o Ano Novo passaria ao dia 1º de janeiro.
A lenda sugere que muitos franceses e as colonias protestantes nos Estados Unidos demoraram a adotar o calendário do Papa Gregório XIII, conhecido como Calendário Gregoriano, e continuaram celebrando o ano novo desde 25 de março até 1º de abril. Por isso os estadunidenses eram considerados “tontos”, levando à forma como o 1º de abril é chamado em inglês (April Fools) ou “los tontos de abril”.
Hoje em dia, para não ficar com o apelativo de tontos, os cidadãos e bromistas decidiram ridicularizar as pessoas entregando presentes absurdos e convidando para festas inexistentes. Assim nasceu a tradição de fazer pegadinhas no primeiro dia de abril.
Apesar de ser um dia popular no mundo inteiro desde o século 19, não chega a ser feriado em nenhum país.
SnoopaVision – A pegadinha do YouTube
Um grande exemplo de pegadinha de 1º de Abril foi publicada pelo YouTube. O “SnoopaVision” promete ser “um jeito totalmente novo de assistir vídeos no YouTube”, com visualização em tecnologia 360°.
Muita gente correu e comemorou o “lançamento”. Entenda aqui como foi a pegadinha do SnoopaVision.