A partir de 2012, a maioria das publicações online americanas, canadenses e australianas passaram a empregar o termo com hífen, e sem maiúscula, e-book.
Enquanto isso, muitas publicações da web em países britânicos estão usando a palavra em sua forma única, ebook, sem hífen.
Existe uma boa chance de que essa forma única e sem hífen da palavra se torne o padrão universal (isso se nós continuarmos a usar um termo especial para livros eletrônicos, né…), assim como aconteceu com palavras como email e website, eram escritas com hífen no começo da internet.
O problema é que algumas publicações americanas resistem às novas formas de termos sobre tecnologia. O influente New York Times, por exemplo, continua parado no século passado e insiste em usar formas como e-mail e Web site.
Pra piorar, o termo ebook ainda é corrigido automaticamente pelos corretores automáticos de celulares, tablets e PCs, alterando a grafia para e-book. Então vamos esperar pra ver o que acontece com a palavra.
Ao iniciar uma frase, ebook e e-book devem ter maiúscula como qualquer outro substantivo. Alguns exemplos:
Ebooks are cool.
E-books are fun.
Se você prefe usar a forma eBook, evite colocar a palavra no início da frase.
Exemplos
Estas são algumas publicações britânicas:
• Ebook sales grew to 15% of the books market.
• The company has announced a new app that allows anyone to create their own ebook.
• The manufacturer of the ebook reader have been mentioned as potential buyers”
Em outros países, o termo e-book é mais comum:
• Americans buy more than half of all e-books sold internationally ”
• Apple plans to “reinvent” the textbook with iBooks 2, the company’s e-book platform.
• PCs are too expensive to be good e-book machines for students.
Sempre tive curiosidade em saber a forma correta de escrever. Achei muito legal você abordar esse tema. Seu site, em geral, é muito interessante e realmente acrescenta em nosso conhecimento. Aproveito que o assunto é livro digital e indico o site Cursos e E-Books para quem busca desenvolvimento e aprendizagem.
Valeu a dica, Élida. 😉