Veja como você pode ter acesso ao passado simples e ao particípio passado dos verbos de língua inglesa, apenas pesquisando no dicionário.
Em inglês, os verbos podem ser classificados em regulares ou irregulares.
Os verbos regulares são aqueles que, quando conjugados no passado simples e no particípio, terminam em “ED”. É isso que acontece com o verbo to play (infinitivo), played (passsado simples) e played (particípio passado).
Em geral, quando os estudantes de inglês têm dúvida sobre a forma que um verbo assume nesses tempos verbais, fazem uso de listas de verbos. As listas, no entanto, não contêm todos os verbos existentes na língua inglesa. Como não há muitas regras que orientam os alunos nessa empreitada, o melhor é buscar um meio de acesso a essas informações.
Dicas em código
Nos dicionários (inglês-inglês ou bilíngues) é muito fácil realizar essa pesquisa. Vejamos como o “Dictionary of English Language and Culture”, da editora Longman está organizado nesse sentido.
Suponhamos que você não saiba como conjugar o verbo to damage no passado simples (past) e no particípio passado (past participle). Veja o verbete do dicionário:
damage1 v [T] to cause damage to: to damage someone’s reputation. | The building was severely damaged by the explosion. | Smoking can damage your health.
Observe que há a indicação de que esse verbete não é o primeiro sobre a palavra damage. Antes dele há damage1 quando a palavra damage aparece como substantivo e significa “dano”.
Como estamos interessados no verbo to damage (danificar), então é o segundo verbete que devemos consultar. Note que há um v depois de damage2.
Ampliando a análise do verbete, podemos observar, também, que a letra T aparece entre colchetes. Ela nos diz que esse verbo é transitivo, ou seja, precisa de um objeto para completar o seu sentido.
Em seguida, temos a definição que o dicionário dá para a palavra e alguns exemplos que ajudam você a entender o sentido de damage. Observe que não há menção aos tempos verbais.
Conjugação irregular
Veja, agora, como o dicionário apresenta o verbo to go:
go1 v went, gone, third person sing.present goes: to move or travel.
Não vamos reproduzir o verbete de forma completa por que ele ocupa três páginas do dicionário. De mais a mais, já temos o que nos interessa nesse momento.
Note que vemos, novamente, a letra v que indica que a palavra é, aqui, um verbo. Depois disso, vemos a palavra went, que é o passado simples de to go e a palavra gone, o particípio passado do verbo. É fácil perceber, então, que o verbo to go é irregular. Podemos observar, ainda, a conjugação de to gona 3ª pessoa do presente: goes. Em seguida, temos os sentidos mais comuns do verbo.
Compare os verbetes
Essa maneira de organizar as informações sobre alguns dos tempos verbais pode nos ajudar nos casos em que o verbo que pesquisamos não aparece nas listas de verbos. Mas o que pensar, então, do verbete sobre o verbo to damage?
Quando um verbete de um verbo não apresentada as versões do passado simples e do particípio passado desse verbo, é porque se trata de um verbo regular. No caso do verbo to damage, teríamos como passado simples damaged e como particípio passado damaged. Ou seja, acrescentamos apenas um D, em virtude da palavra damagejá terminar em E.
Você tem dúvida em relação ao passado e ao particípio de algum verbo? Basta recorrer ao dicionário…