A diferença mais importante é que “-able” é um sufixo vivo, o que significa que podemo afixá-lo a praticamente qualquer verbo sem usar um hífen, enquanto “-ible” não é usado para construir novas palavras.
Ele se encontra principalmente em palavras antigas transmitidas através dos séculos.
Como um sufixo ativo, “-able” é útil para cunhar novas palavras, embora muitas vezes tenhaos que ignorar a ortografia quando surgem novas palavras derivadas do termo “-able”. Por exemplo, a ortografia da língua inglesa desaprova termos como sanctionable, channelable, overthrowable, redoable, e torturable, mas estas são palavras corretas e não necessitam de hifenização.
Para formar uma palavra com “-able”, você pode tratar o verbo da mesma forma que você faz ao cosntruir um particípio com “-ing”. Por exemplo, nós cosntruimos o termo “moving”, retirando o “e” e adicionando o “-ing”. Então, para construir o adjetivo com “-able” a partir do termo “move”, nós removemos o “e” e adicionamos o “-able”: movable.
Mas ao criar uma palavra com “-able”, certifique-se que não existe já uma palavra equivalente com o sufixo “-ible” (veja abaixo). Por exemplo, o termo “convertable” é desnecessário, porque já existe a expressão “convertible”.
Todas as palavras aceitáveis com o sufixo “-ible” estão listadas no dicionário.
Adjetivos com “ible”
Diferente de “-able”, o sufixo “-ible” não é usado para criar novas palavras. O termo existe apenas em palavras conservadas de estágios anteriores em inglês. Aqui estão algumas das palavras mais comuns com o sufixo “-ible”:
admissible
audible
convertible
controvertible
credible
defensible
digestible
discernible
dismissible
eligible
exhaustible
fallible
feasible
flexible
gullible
horrible
invincible
legible
ostensible
perceptible
permissible
plausible
possible
reprehensible
susceptible
terrible
visible
Muitos adjetivos com “-ible” possuem uma palavra correspondente com “-able”, a partir das quais se diferenciou ao longo do tempo. Por exemplo, forcible e forceable tem significado diferente. Outras palavras com “-ible” tem variantes de “-able” com sentido idêntico. Por exemplo, extendable e extendible.