Este livro é fruto de um apanhado de reflexões, leituras e práticas efetivas em sala de aula, como professores de espanhol para alunos brasileiros, e tem como objetivo ser uma ferramenta auxiliar na prática pedagógica no ensino de espanhol como língua estrangeira.
É importante mostrar ao estudante que a língua é muito mais do que listas de vocabulário, de verbos, de funções, e tornar evidentes quais formas se articulam na língua estrangeira e de que maneira, em quais contextos e seus efeitos e por quê.
A língua, isto é, as regras fonológicas, morfológicas e sintáticas são a base para desenvolver a comunicação. Para tanto, faz-se necessário assumir como pressuposto que a articulação dos elementos linguísticos e a comunicação não podem vir separadamente.
As sequências didáticas apresentadas na obra são propostas efetivas para aplicação em sala de aula, mas também servem como modelos para criar novas sequências, sobre os mesmos conteúdos ou outros, as mesmas especificidades da teoria apresentada ou outras.
O mais importante é sempre relacionar toda sequência didática a um embasamento teórico, a uma reflexão, ou seja, é fundamental ter clareza de porque estamos trabalhando de uma forma ou de outra, posto que o objetivo fundamentado de toda atividade fará dela uma prática significativa em sala de aula.