O material didático como objeto de investigação encontra-se em constante evolução, uma vez que a área de ensino e aprendizagem, na qual essa ferramenta pedagógica tem papel preponderante, possui um vigor e apresenta um dinamismo que ao mesmo tempo nos fascina, seduz e desafia.
Essa área de estudo exige dos sujeitos nela envolvidos uma atualização contínua e atitude crítica em todas as fases dos processos de criação, aplicação e análise dos elementos que compõem esses instrumentos.
Este livro é o resultado do esforço por congregar profissionais que possuem larga experiência no ensino e na pesquisa e que, portanto, podem contribuir para uma reflexão coletiva quanto aos processos educativos e aos materiais neles envolvidos.
Os textos neste volume trazem experiências de autores que atuam em diferentes contextos e com variados enfoques, porém com um objetivo comum: promover uma discussão fecunda e atual sobre as práticas de produção e uso de materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira.