Pode ser numa loja, na rua, num bazar e pode também vender outros objetos usados e antigos.
Buhonero, Ambulante
Nos países latino-americanos é chamado de vendedor ambulante ou “vendedor callejero”, enquanto na Espanha existe o termo”Buhonero”, sendo um trabalhador da economia informal que comercializa diversos bens de consumo.
Cartoneros
Cartonero é um tipo de ropavejero que recolhe papelão e outros derivados de papel pelas ruas das cidades. Tais produtos são vendidos para reciclagem.
História
Antigamente o ropavejero percorria as ruas da cidade com uma carroça puxada a cavalo, e ia recolhendo farrapos e utensílios velhos que as pessoas não utilizavam mais, para depois vender em outras localidades.
Essa troca de artigos variados (roupa, utensílios, ferramentas, brinquedos, etc) era uma atividade semelhante ao trueque ou permuta: o que alguém jogava fora em um lugar era útil em outro.
Em outros países a atividade também existia, mesmo em países de língua inglesa, por exemplo, a expressão também remetia ao fato de um utensílio inútil se tornar útil em outra região.
A expressão usada em inglês é “rag and bone man” (literalmente, o homem da roupa velho e os ossos) já que o osso podia ser utilizado para fazer cola, adubo, lixas e outras ferramentas.
Um ropavejero para chamar a atenção tocava uma campainha e gritava uma melodia do tipo “compro e vendo usados”, com variantes regionais e dialetos próprios daquela região.