O significado da sigla POTUS

Com a sucessão presidencial nos Estados Unidos, um termo em inglês voltou a aparecer bastante na mídia mundial.

Tanto Barack Obama quanto Donald Trump aparecem exibindo, em cartazes, camisetas, e mesmo na conta do Twitter, a sigla “POTUS”.

Se você também ficou na curiosidade, vem comigo que tem história.

SCOTUS, POTUS & FLOTUS

Esta palavra faz parte de um grupo de acrônimos que surgiu como códigos de telégrafo.

Como você já percebeu, os três termos levam a terminação “-OTUS”, que é uma abreviação da expressão “of the United States,” sendo gramaticalmente um sufixo e um acrônimo.

Esta combinação de letras fez tanto sucesso e se tornou tão útil que começou a ser empregada em outros acrônimos a partir do final do século 19, e até hoje continuam a gerar novas expressões.

O Telégrafo

‘POTUS’ começou como uma abreviação usada por operadores de códigos telegráficos nos anos 1890. O significado é “President of the United States.”

A primeira variação de -OTUS de que se tem notícia data de 1879, quando o termo SCOTUS (Supreme Court of the United States) apareceu em um livro intitulado The Phillips Telegraphic Code for the Rapid Transmission by Telegraph.

A próxima palavra com -OTUS a entrar no vocabulário foi POTUS, em 1895.

POTUS não foi a primeira abreviação para o Presidente; operadores de telégrafo já conheciam um código sugerido por Frank Miller em 1882, no manual Telegraphic Code to Insure Privacy and Security in the Transmission of Telegrams: uma sugestão bem curiosa para usar a palavra “mortmain”, em lugar de “President of the U.S.” (como se sabe, o telégrafo era cobrado pela quantidade de palavras; assim, quanto mais curtos os termos, mais barato o envio). Um dos significados de “mortmain” é “a influência do passado em controlar ou restringir o presente”, de modo que o código sugerido parecia ter algum sentido poético.

FLOTUS, VPOTUS, COTUS & TOTUS

Embora SCOTUS e POTUS sejam as palavras mais comuns a usar tal sufixo, não são as únicas. O termo FLOTUS (“First Lady of the United States”) surgiu nos anos 1980, como um codinome do Serviço Secreto para Nancy Reagan. Algumas vezes autoridades se referem ao Vice-Presidente como VPOTUS.

Recentemente surgiram novos usos de termos -OTUS, como COTUS (constitution) e TOTUS (teleprompter, muito utilizado pelo Presidente Obama). Vamos ver se novos usos de -OTUS vão continuar aparecendo.

Deixe seu Comentário