Morar nos EUA

Eu morei minha infância e adolescência toda nos EUA. Muita gente que vai pra lá em busca do “sonho americano” imagina que vai aprender inglês enquanto ganha um dinheiro pra melhorar de vida aqui no Brasil.

Na maioria destes casos, além de a pessoa não aprender inglês, ela desaprende o português. É sério!

A maioria das pessoas que vão aos EUA à trabalho são do interior de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. A grande maioria não tiveram oportunidade de concluir seus estudos aqui.

Quando o brasileiro chega nos Estados Unidos pra trabalhar, sem saber uma palavra do novo idioma, ele procura a comunidade brasileira, que não é pequena. A pessoa passa a frequentar padaria, balada, igreja e restaurante brasileiro. Não só isso, mas ela também trabalha pra uma firma cujos funcionários são 90% brasileiros também.

Outra coisa que acontece é que tem uma comunidade hispânica imensa e todo mundo fala espanhol. A pessoa acaba improvisando no portunhol e boa.

Então eu lhe pergunto: como aprender inglês em um ambiente de brasileiros e hispânicos?

Veja alguns exemplos do que se torna popular por lá:

TO PARK = estacionar, mas lá nos EUA todo mundo “PARQUEIA” o carro.

• Lá o infarto não é “heart attack”, é heart ataque. Não existe pedágio = toll, mas há o “tól”. As cidades de Mount Vernon e Port Chester são “Mom Vernu e Por Chester”. Levamos as roupas finas para serem lavadas a seco no “drai clini” (dry cleaners).

Por último temos a moeda americana: o Dollar. Independentemente do valor de dollares que a pessoa tenha, ela sempre diz a frase em português + dollar. Isto custa “dez mil dollar”.



Comentar